A manutenção e a segurança do site são elementos cruciais para o seu negócio. Você investe muito tempo e dinheiro na construção de uma reputação online positiva. Com todo esse esforço, você deseja que seu investimento funcione sem problemas, com o mínimo de tempo de inatividade. 

Mesmo que seu site seja usado exclusivamente para fornecer conteúdo informativo sobre seus produtos ou serviços, ele pode ser comprometido sem a manutenção do site e o gerenciamento vigilante do site. Sem contar que a exposição a hackers pode ser um pesadelo, comprometendo dados sigilosos e a reputação da sua marca! 

Então, como você protege seu site de maneira ideal para evitar esses problemas?

Abordaremos detalhadamente cada etapa importante, mas aqui está um resumo do que você aprenderá:

  1. Agendamento de backup
  2. Atualizando plug-ins
  3. Injeções de formulário de bloco
  4. Integrar um certificado SSL
  5. Detecção de malware
  6. Remoção de arquivos indesejados
  7. Atualizar senhas
  8. Alterar URL do administrador
  9. Adicione uma camada de segurança à área de login do administrador
  10. Acompanhe tudo
  11. Escolhendo um servidor forte
  12. Detectar erros
  13. Melhore a velocidade do tempo de carregamento
  14. Integrar um Firewall
  15. Exibir a mensagem “Manutenção em andamento” 
  16. Evite negligenciar problemas

A melhor lista de verificação de segurança e manutenção de sites

Vejamos 16 dicas para manter a segurança do seu site para que você não seja vítima de hackers ou outras ameaças online. A seguir a lista de verificação final da Elemento Digital. Você manterá seu site em ótima forma e manterá uma reputação online positiva que contribui para o sucesso de sua empresa!

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1. Faça backup do seu site regularmente

O backup de informações críticas é familiar para os usuários online. Quando se trata do seu site, backups regulares são cruciais para o seu sucesso online. Pessoas e empresas fazem backup de todos os tipos de contas e informações regularmente. Investir tempo no backup do seu site é semelhante a investir em seguro para os dados do seu site. 

Se você realiza backups de rotina para o seu site, deve adquirir o hábito de fazê-lo uma vez por mês. Backups frequentes dão a você a tranquilidade de que as informações do seu site são salvas e seu site pode ser recuperado em caso de ataque de malware ou hackers. Os backups de rotina são ainda mais cruciais se você atualizar o conteúdo do seu site ou loja online. 

Surpreendentemente, muitas empresas realizam backups apenas a cada seis meses ou mesmo anualmente, quando o fazem. Embora você possa pensar que nenhuma das informações do seu site foi alterada desde o último backup, o banco de dados do seu site está constantemente sendo atualizado com novas informações, incluindo detalhes do usuário, tentativas de login e muito mais. 

Ao realizar atualizações regulares, você terá o backup da versão mais recente e garantirá que nada seja perdido se houver um problema com seu site. Felizmente, existem muitos plug-ins disponíveis para simplificar o processo de backup. Aqui está uma lista de algumas das melhores e mais populares opções:


Se você for mais avançado, é melhor fazer as coisas à moda antiga, exportando o arquivo SQL do banco de dados e compactando todos os arquivos do site em um Zip. 
Em seguida, você faria o download de todos os arquivos para armazenamento em algum lugar de uma pasta de backup.

2. Mantenha seu site seguro com atualizações consistentes

Um dos maiores erros que os proprietários de empresas cometem é deixar de realizar atualizações de rotina em seus sites. As atualizações regulares evitam malware, garantem a funcionalidade, otimizam a velocidade do site e mantêm seu site funcionando sem problemas. Realmente não importa que tipo de plataforma você usa, quando as atualizações de rotina aparecem, você precisa seguir e dedicar tempo para concluir as alterações. Negligenciar ou ignorar essas atualizações e esperar que nada aconteça pode causar sérios problemas.
Se você estiver usando uma plataforma importante como o WordPress, normalmente verá uma notificação como esta:

update notice

Antes de fazer qualquer atualização, certifique-se de ter feito um backup completo do site, conforme mencionado na primeira etapa desta lista de verificação. Feito isso, basta clicar na guia plug-ins e localizar o plug-in que requer atenção. Deve ser algo como isto:

plugins

Clique no botão “atualizar agora” e a seguinte notificação indicará que o processo foi iniciado:

plugin updatingnow

Depois de concluído, você deverá ver uma mensagem de sucesso informando que o plug-in foi atualizado:

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Assim que estiver atualizado com seus plug-ins, você terá a tranquilidade de saber que seu site é seguro. Ainda assim, não são apenas os plug-ins que precisam ser atualizados. Você também deve manter os mais altos padrões de código e estrutura do site. Temas atualizados e atualizações de conteúdo garantem que seu site esteja funcionando em uma taxa ideal.

Pense desta maneira: você ignoraria a manutenção essencial do veículo ao comprar um carro novo? Coisas como trocas de óleo, verificações de freio, substituição de fluido e rotação de pneus são feitas em seu veículo regularmente para garantir que ele esteja sempre funcionando em sua capacidade máxima.

Da mesma forma, a manutenção do site requer trabalho para garantir que seu site esteja seguro e funcionando em sua capacidade ideal. Você não quer se preparar para conseguir um grande cliente ou fazer uma apresentação importante e descobrir que seu site não está funcionando. Da mesma forma, você não quer que os clientes visitem seu site para comprar produtos e descubram que não está funcionando. Quando você torna a manutenção do site uma prioridade, sua segurança estará no ponto e sua empresa se beneficiará.

3. Cuidado com as injeções de formulário do site

Se você tiver qualquer tipo de formulário em seu site onde os usuários possam digitar e enviar informações, você precisa garantir que seu site esteja protegido. Uma das maneiras mais fáceis de hackers entrarem em seu site é por meio de scripts. Depois de entrar, eles podem apagar informações críticas de seu site e obter informações confidenciais que colocam em risco sua empresa e seus clientes.

Grandes empresas são alvo dessas injeções constantemente. Em 2022, a T-Mobile sofreu uma violação de banco de dados que afetou 100 milhões de usuários. Mesmo empresas como eBay, Home Depot, Microsoft, Sony e outras corporações de grande nome sofreram vazamentos de dados de usuários por parte de hackers. Os ataques mais recentes se voltaram até para sites criptográficos, afetando os ativos financeiros dos clientes.

A melhor maneira de garantir que você esteja protegido contra hackers é trabalhar com sua empresa de desenvolvimento de sites para garantir que seu código esteja totalmente formado. Solicite que sua equipe faça verificações periódicas de saúde em seu site. Quando você tem um site que segue o mais alto nível de padrões de código, você evita problemas de segurança que levam a sérios problemas para o seu negócio.

4. Acompanhe sua certificação SSL 

Seu site está sinalizado como inseguro? Por que você precisa de um certificado SSL agora? Analisamos os motivos pelos quais uma certificação SSL é extremamente importante hoje. Na verdade, é tão importante para o seu site que os padrões do Google exigem que você tenha um SSL se quiser classificar com o seu maior potencial. Ao acessar um site, você verá um cadeado trancado no lado esquerdo da barra do navegador se o site for seguro. Para seus clientes, este é um símbolo de confiança na marca e segurança online. Os espectadores associam inconscientemente esse símbolo a um senso de autoridade e a uma reputação positiva da marca.

Como esta mensagem a seguir faz você se sentir?

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Se você é um cliente que deseja comprar um produto, certamente pensará duas vezes antes de inserir as informações do seu cartão de crédito neste site.

Além da sensação visual de segurança que a certificação SSL retrata, a certificação SSL fornece uma camada extra de proteção para você e seus clientes.

Os SSLs criptografam todos os dados confidenciais e informações pessoais para protegê-los de hackers. Se você aceita pagamentos com cartão de crédito ou troca dinheiro em seu site, pode garantir que as informações não cheguem às mãos de alguém que não tenha permissão para tê-las. Quando você tem um certificado SSL, você não apenas protege sua empresa e seus clientes, mas também informa aos principais mecanismos de pesquisa que sua empresa é confiável. Isso impacta positivamente seus resultados de SEO, levando você ao topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e aumentando o sucesso do seu negócio.

5. Realize verificações regulares de malware

Mesmo se você tomar todas as medidas necessárias para garantir que seu site esteja atualizado, limpo e com backup, o malware ainda pode atacar. Alguns ataques de malware são de nível tão alto que ficam escondidos em suas pastas, onde são difíceis de detectar. Fazer backup de um site que contém um malware nos arquivos não ajudará a manter seu site seguro porque o problema ainda existe até que seja limpo.

As varreduras de rotina podem detectar malware no início, antes que eles criem um problema significativo para o seu negócio. Algumas ótimas ferramentas a serem consideradas quando você deseja executar uma verificação completa de malware em seu site:

6. Remova o conteúdo da lixeira, revisões e spam ao executar a manutenção do site

Com o tempo, seu site fica confuso com dados antigos. À medida que você faz alterações no conteúdo, os usuários passam de uma página para outra ou os spammers deixam comentários em seus artigos, todos esses recursos se acumulam e consomem recursos valiosos do site. Quando lixo demais é acumulado, o site pode ficar lento ou até mesmo travar.

Como todos os recursos são carregados quando os usuários acessam o site, sejam necessários ou descartados, o excesso de dados aumenta o tempo necessário para se comunicar com seu banco de dados. Cada comunicação entre seu site e o banco de dados diminui os tempos de carregamento, impactando seu site de várias maneiras.

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7. Use senhas fortes

Escolha sua senha com cuidado quando se trata do back-end do seu site. A senha do seu site nunca deve ser algo fácil de rastrear. Deve ser único e algo que você não use para nenhuma outra senha. Se você não mantiver uma senha forte para o back-end do seu site, arriscará a segurança do seu site. Além de criar uma senha forte, você deve alterá-la regularmente.

Se você estiver usando outras plataformas ou um site totalmente personalizado, poderá usar um gerador de senhas. Isso permite que você salve sua criatividade e defina uma senha incrivelmente forte com o clique de um botão.

Como é fácil para os hackers obter sua senha, você deve atualizá-la pelo menos uma vez por mês. Isso garante que, mesmo que sua senha caia em mãos erradas, ela não dure muito. Quando você escolhe uma senha forte e a altera regularmente, fica tranquilo sabendo que seu site está protegido contra acesso não autorizado.

8. Ocultar o login do URL do site do administrador

A maioria dos sites recorre ao URL de login padrão gerado quando o site é criado. Para usuários do WordPress, esse URL é www.yoursite.com/wp-admin. Manter isso como login no site leva os hackers um passo mais perto de violar seu site.

É importante alterar esse URL para algo personalizado que apenas você e sua equipe de gerenciamento do site conheçam. Protect Your Admin é um excelente plug-in para ajudá-lo a criar um URL de administrador personalizado.

9. Adicionar um login de site Autenticação de 2 fatores

Se você seguiu nossos passos até agora, já dificultou a invasão do seu site. Por que não levar as coisas para o próximo nível e adicionar outro obstáculo? É aí que um autenticador de 2 fatores é um grande trunfo para o seu negócio.

Se um hacker de alguma forma conseguir acessar a página de login e descobrir magicamente seu nome de usuário e senha extra protegidos, eles serão recebidos com outro obstáculo que requer um código de 6 dígitos para acesso adicional.

Essa pequena precaução pode salvar seu site ou pelo menos frustrar um invasor o suficiente para seguir em frente. Este código é algo que só você teria em seu telefone. Além disso, esse código é gerado aleatoriamente e muda a cada 60 segundos. Esteja ciente de que você terá problemas se perder o telefone. Nesses casos, você precisará entrar em contato com sua empresa de web design para restaurar seu acesso.

Se você está convencido de que essa camada extra de segurança é obrigatória, um ótimo plug-in plug-and-play simples é a Autenticação de dois fatores . Depois de instalado, basta seguir as instruções na página de configurações e estará tudo pronto. Nota: você precisa ter um aplicativo em seu telefone que armazene os códigos do Google Authenticator.

10. Rastrear, limitar logins e receber alertas

Embora não saber algumas coisas possa ajudá-lo a dormir melhor à noite, você deve querer saber tudo quando se trata de seus negócios. Ser alertado quando alguém tenta fazer login no back-end do seu site é definitivamente uma das principais informações que você deve saber.

Não seria ótimo se você pudesse impedir que uma pessoa não autorizada acesse seu site novamente? Bem, você pode.

Ao configurar um rastreador IP de login, você pode ver quantas vezes um endereço IP único tentou fazer login. Além disso, você pode definir um limite para quantas tentativas de nome de usuário e senha são permitidas antes de bloquear o acesso. Se um usuário for bloqueado por muitas tentativas malsucedidas, um alerta por e-mail será enviado a você.

Com essas informações, você pode adicionar facilmente quaisquer endereços IP suspeitos à lista negra, garantindo que eles terão mais dificuldade em voltar se conseguirem retornar. Além disso, você pode bloquear regiões inteiras ou mesmo países se souber que nunca fará negócios com esses locais. Ao definir esse acesso limitado, você reduz as chances de ataques de hackers.

11. Use um servidor forte, confiável e seguro

Se você estiver executando um site pequeno com uma quantidade baixa de tráfego, provavelmente optou por um pacote de hospedagem barato. Mas você sabia que eles geralmente estão localizados em um ambiente de hospedagem compartilhada? O que isso significa?
Ao compartilhar sua hospedagem com outros sites, você corre o risco de transferências de malware de outros sites para o seu. Assim como a contaminação cruzada da gripe para humanos, o malware pode ser transferido de um site para outro. Além disso, ter muitos sites no mesmo servidor deixará seu site mais lento se outros tiverem tráfego significativo. No final das contas, os sites de tráfego mais alto drenarão os mesmos recursos compartilhados do seu site.

12. Monitorar erros e tempo de inatividade

Independentemente de quão consistente você seja com a manutenção do site e quão seguro seja seu site, a tecnologia pode ser imprevisível. Problemas devem surgir em algum momento. Ter o backup que discutimos anteriormente pode definitivamente economizar o tempo de sua empresa de desenvolvimento de sites para colocar seu site em ação novamente. Ainda assim, você precisa entender o problema para evitar que ele ocorra novamente no futuro.

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13. Otimize a velocidade do tempo de carregamento do seu site

Garantir que suas corridas sejam suaves e rápidas sempre deve ser uma prioridade em sua lista. Ao otimizar a velocidade de carregamento do seu site, você pode melhorar seus resultados de SEO e detectar problemas que, de outra forma, poderia ignorar.

A otimização total do seu site não apenas garantirá que ele esteja sempre ativo, mas também fornecerá à sua empresa um site que fornece informações rapidamente ao seu público. Isso é ótimo para os usuários, para o SEO e, o mais importante, para o seu negócio.

14. Configure um firewall de site

Se você já ouviu falar dos termos bots e rastreadores da web, provavelmente sabe que existem bons e ruins online. Os bons estão lá para ajudar os mecanismos de pesquisa a coletar informações sobre seu site para classificar sua página nas listas de resultados do mecanismo de pesquisa. Os maus estão fazendo exatamente o oposto. Bots ruins tentam carregar seu servidor o máximo possível, então ele desliga.

Ao instalar um WAF ou um Web Application Firewall, você implanta um sistema de filtragem que permite a passagem de bons bots e bloqueia os suspeitos.

Se você instalou algum dos plug-ins para verificação de malware do ponto 5 acima, provavelmente o recurso de firewall já está ativado ou está aguardando sua ativação. Verifique com sua empresa de desenvolvimento de sites para garantir que ele esteja ativado e adicione outro nível de segurança ao site da sua empresa.

15. Defina o modo de manutenção ao atualizar

Ao cuidar do seu site, é importante informar aos usuários quando determinadas páginas não carregam ou se deparam com elementos quebrados. Ao colocar uma mensagem simples de “Manutenção do site em andamento”, você melhora a experiência do usuário. Isso não apenas mantém os espectadores informados, mas também mostra que você colocou o trabalho em seu site e os convida a voltar para acessar.

16. Não negligencie as pequenas coisas

Embora o velho ditado diga “não se preocupe com as pequenas coisas”, não siga esse lema quando se trata de seu site. Mesmo o menor erro pode resultar em um problema significativo para o seu negócio. Claro, talvez você pense que uma pequena atualização ou um pequeno bug pode esperar para ser corrigido, mas a próxima coisa que você sabe é que existem 10 problemas menores que se somam a um grande problema.

Quando você encontrar um link quebrado, uma mensagem de erro ou qualquer outro problema que precise ser resolvido, você precisará agir o mais rápido possível. É aconselhável reservar um dia de manutenção regular para verificar e corrigir quaisquer problemas do site. Se você não sabe como cuidar sozinho dos problemas do site, ou talvez esteja preocupado em fazer uma bagunça ainda maior, é altamente recomendável que você contrate um serviço de manutenção de sites que possa cuidar disso para você.

Escritório Londrina

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Escritório Balneário Camboriú

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