Go é uma linguagem de programação criada pela Google e lançada em código livre em novembro de 2009. É uma linguagem compilada e focada em produtividade e programação concorrente, baseada em trabalhos feitos no sistema operacional chamado Inferno. Acredita-se que ela possa substituir o Java no futuro. Afinal, a linguagem é conhecida por ser mais simples e prática.
O Go é uma linguagem explicitamente projetada, destinada a resolver problemas com linguagens e ferramentas existentes, enquanto aproveita nativamente as arquiteturas de hardware modernas. Ela foi projetada não só com equipes de desenvolvedores em mente, mas também com equipes de manutenção a longo prazo.
Usar “Golang” facilita a pesquisa relacionada a essa linguagem. Boa parte dos artigos no medium e respostas no Stackoverflow usa essa nomenclatura informal para evitar ambiguidade na indexação em sites de busca. Já que Go é uma palavra em inglês de uso comum ao contrário de Python e Javascript.
A alta eficiência da linguagem permite que os serviços desenvolvidos processem volumes maiores de informação. Processos como o envio de e-mails, importações de dados e os serviços de API se beneficiaram das características únicas dessa linguagem. Ao trabalhar tirando máximo proveito de recursos como CPU, memória, armazenamento e tráfego de rede, atividades que antes precisavam ser feitas de forma procedural, ou seja, uma depois da outra, passaram a ser feitas concomitantemente. Isso gerou ganhos na performance e melhorias na forma de pensar os processos.
A linguagem é chamada de Go. O apelido “golang” surgiu porque o site era originalmente golang.org . (Não havia domínio .dev então.) Muitos usam o nome golang, e é útil como um rótulo. Por exemplo, a tag do Twitter para o idioma é “#golang”. O nome do idioma é simplesmente Go, independentemente.
Sim. Go é amplamente utilizado em produção dentro do Google. Um exemplo fácil é o servidor por trás do golang.org . É apenas o godoc
servidor de documentos em execução em uma configuração de produção no Google App Engine .
Uma instância mais significativa é o servidor de download do Google, dl.google.com
, que fornece binários do Chrome e outros grandes instaláveis, como apt-get
pacotes.
Go não é a única linguagem usada no Google, longe disso, mas é uma linguagem chave para várias áreas, incluindo engenharia de confiabilidade do site (SRE) e processamento de dados em larga escala.
Av. Ayrton Senna da Silva, 300 – Gleba Palhano – CEP: 86050-460
contato@elementodigital.com.br
Av. Brasil, 3551 – Centro – CEP: 88330-063
balneario@elementodigital.com.br